oie!
novembro chegou e sempre traz junto o lembrete de que o ano está acabando. se pra você esse é um momento é de auto-cobrança, culpa e ansiedade pra fazer TUDO. calma.
a gente criou uma ferramenta de priorização pra resgatar o seu fim de ano.
o objetivo dela é criar um plano de coisas a serem feitas para que você se sinta mais capaz e orgulhosa do seu ano, focando no que é mais importante para você se sentir bem.
passo 1: avalie sua energia e descanso
-
cenário atual: entenda seu estado emocional (exausta, cansada, etc.).
-
nota de energia: dê uma nota de 0 a 5 para a quantidade de energia que você teve na média da última semana.
-
nota de descanso: dê uma nota de 0 a 5 para o quão restaurador tem sido o seu descanso.
anote essas notas no topo da sua página de planejamento, elas representam os recursos com os quais você está trabalhando e vão definir os próximos passos.
passo 2: o despejo de pendências
-
crie a lista: faça um "despejo de pendências", listando aquelas tarefas que você está procrastinando há muito tempo e que parecem "completamente soltas".
-
avalie o custo: para cada item da lista, coloque uma nota de 0 a 5 que representa o custo de energia (física e emocional combinadas) que a tarefa exigirá para ser realizada.
a resolução dessas pendências libera o peso mental que elas carregam e reforça o seu sentimento de capacidade.
passo 3: selecionando tarefas
-
calcule sua energia total: pegue sua nota de energia (do passo 1) e multiplique-a por três (x3). este é o seu total de pontos de energia para gastar até o final do ano.
-
selecione as pendências: use esses pontos para escolher as tarefas da sua lista de pendências (do passo 2) que você irá focar.
atenção: se a soma das tarefas que você quer é maior do que a energia que você tem, você precisa aceitar o limite e priorizar apenas o que cabe na pontuação.
passo 4: definindo metas e hábitos
-
prioridade de metas: se você tem metas não cumpridas para o ano, escolha as duas (2) metas que farão você se sentir mais satisfeita e que ainda fazem sentido para você, focando nelas até o fim do ano.
alternativa (sem metas): se você não tem metas, multiplique sua nota de energia (do passo 1) por dois (x2) e use esses pontos adicionais para escolher mais tarefas do mercado de pendências.
-
hábito essencial: se sua nota de descanso for menor que 3, seu hábito prioritário deve ser sobre qualidade do descanso.
defina este hábito com a menor duração possível (10 ou 15 minutos) e a menor frequência possível (duas vezes por semana), garantindo que seja feito com autocompaixão, e não como mais uma cobrança.
passo 5: visibilidade e implementação
-
visão única: reúna em uma única página as suas notas de energia/descanso, as pendências selecionadas, as duas metas (ou tarefas extras) e o hábito prioritário.
-
deixe visível: espalhe esta página em locais estratégicos (espelho, geladeira, tela do celular) para que você se lembre constantemente de suas prioridades, evitando cair no "buraco de fazer mais, mais, mais".
-
planejamento semanal: insira as tarefas, metas e o hábito escolhido no seu planejamento semanal. o planejamento semanal é a base sólida que sustenta todo o plano de longo prazo.
a ideia central por trás dessa ferramenta é que o planejamento não é sobre dar conta de tudo, mas sim sobre conseguir entender a distância entre o que se quer fazer e o que realmente se consegue fazer. ao usar sua energia real como moeda, você é forçada a ser honesta com seu cansaço e a escolher o caminho que deseja trilhar, em vez de apenas reagir ao mais urgente.
veja a live completa
se você quer ver a conversa por trás dessa ferramenta, a nossa live pra resgatar o fim do ano tá salva no youtube:
você merece acabar o seu ano se sentindo orgulhosa do que fez.
beijos,
equipe flordemim
