você queria ler mais. praticar mais atividade física. comer mais frutas. descansar mais. produzir mais. sempre mais. e quando o mais não tem espaço na realidade você encontra com ela: a frustração.
ela pode virar raiva, tristeza, cobrança, e umas palavras muito ruins de você pra você mesma. é um sentimento que costuma rondar nossos dias (principalmente nós, as autoexigentes de plantão). e ter a frustração como barreira pra fazer algo vai te afastar de várias experiências que poderiam expandir seu repertório, te conectar com outras pessoas ou simplesmente te deixar feliz.
e é por isso que a gente acredita que lidar com a frustração é o melhor caminho pra fazer coisas a longo prazo.
e o que a gente tá propondo aqui é manejar a frustração, não fugir dela.
porque na realidade o que acontece é que o nosso cérebro tem um monitor interno comparando o tempo todo a nossa expectativa com a realidade.
e essa dicotomia é um sinal emocional de que as coisas não estão acontecendo exatamente como você imaginou.
mas, e se os seus medidores de sucesso mudassem? encontrar o grande motivo pelo qual você quer chegar naquela meta e ajustar a execução até ela pode te ajudar a atravessar algumas frustrações com mais gentileza pelo seu processo.
como retomar metas com gentileza?
se você tem um objetivo e tá frustrada com ele, experimenta:
-
mudar o prazo - às vezes a gente subestima o tempo que as coisas levam pra tomarem forma na realidade
-
alinhar o esforço - equilibrar a dedicação e o resultado que você espera
também é importante entender se o que te dá aquela dopamina e alegria gostosa de tarefa concluída é o resultado em si ou o processo até lá, porque você pode priorizar ajustes que te ajudem a encontrar satisfação onde é mais transformador pra você.
ter clareza sobre o que tá fora do seu controle e repensar os medidores que te guiam até o seu objetivo é um ótimo jeito de retomar aquela meta que você deixou de lado porque ficou frustrada com os resultados ao longo do ano.
mas vale lembrar que essa prática de revisão é válida pros objetivos que ainda fazem sentido pra você, viu? metas que te empolgam, te deixam feliz e animada em viver a sua própria vida.
se você tá se sentindo frustrada com algum objetivo que ainda é importante pra você, experimenta revisar ele considerando esses fatores e lembra que você é capaz.
beijos,
equipe flordemim
